Falta de concentração no trabalho: As novidades

Com certeza o que não falta em seu dia a dia de trabalho são distrações – e não estamos falando apenas do colega que passa toda hora na sua frente ou das reuniões ineficazes que interrompem seu dia.

LEIA TAMBÉM: Falta De Concentração No Trabalho: O Cansaço

Causa: Qualquer novidade é uma má notícia para sua concentração

Você também deseja manter um bom equilíbrio entre vida e trabalho e é difícil ficar de olho nas responsabilidades pessoais dentro do escritório. Quando coisas importantes estão acontecendo lá fora, sejam elas boas ou ruins, fica cada vez mais difícil deixar isso de lado e partir para cima de seu trabalho. Isso porque seu estado emocional está diretamente ligado ao seu nível de concentração.

Então, vamos analisar como eventos positivos e negativos podem gerar falta de concentração no trabalho. Vamos seguir o clichê e começar com as más notícias primeiro.

Para simplificar, as notícias negativas têm um impacto forte em nosso humor.

“Notícias negativas… particularmente… podem afetar seu nível de preocupação”, diz o psicólogo britânico Dr. Graham Davey, em um artigo da HuffPost (em inglês) sobre o ciclo de notícias negativas.

“Ver notícias negativas significa aumentar seu nível de preocupações pessoais e elas passam a parecer mais ameaçadoras e graves. E quando você se preocupa mais, é mais provável que você ache mais difícil controlar sua realidade, o que gera mais angústia.”

Embora essa citação esteja relacionada à notícias em geral, como as que você vê na TV, ela pode ser aplicada a qualquer tipo de notícia negativa que você receba, como uma piora no estado de saúde de um membro da família.

Essa notícia gera um receio que afeta seu humor e torna muito mais difícil dedicar sua atenção à sua lista de tarefas. Assim, fica difícil buscar um meio de como se concentrar mais.

E notícias boas ou animadoras?

Elas não deveriam ter o efeito oposto?

Isso acontece, mas não significa necessariamente que são um fator positivo para diminuir seus problemas de concentração no trabalho.

Quando você recebe uma boa notícia, isso aumenta sua adrenalina. A adrenalina pode ser ótima, mas níveis muito altos podem levar à ansiedade no trabalho, o que resulta em um desempenho profissional inferior.

Esse efeito é a chamada Lei Yerkes-Dodson (inglês) que, basicamente, afirma que há um nível ótimo de excitação para fazer suas coisas adequadamente. Nessa lógica, a euforia joga você muito além desse nível ideal – o que causa falta de concentração no trabalho.

Pense bem: se alguém lhe pedisse para fazer um relatório importante imediatamente depois de contar que você recebeu uma promoção, vai ser bem difícil focar no trabalho, não é verdade?

Você está explodindo de alegria e esse estado emocional amplificado torna quase impossível lidar com as tarefas mais rotineiras.


Com informações de Trello