Falta de concentração no trabalho: Multitarefas

Você provavelmente já ouviu alguém dizer que sua mania em ser multitarefa está acabando com sua produtividade.

Causa: Você está querendo assoviar e chupar cana ao mesmo tempo

Vamos ser sinceros: acreditamos firmemente que o conceito de multitarefa nem sempre é ruim. No entanto, quando seu foco se esgota, é um sinal claro de que você está tentando girar muitos pratos ao mesmo tempo.

É como naqueles espetáculos de circo… Só que, no seu caso, provavelmente vai acabar com um monte de cacos no chão.

O que há de tão ruim nesse malabarismo?

Em um estudo intitulado “O custo do trabalho interrompido: mais velocidade e estresse” (em inglês), os pesquisadores descobriram que, embora as pessoas trabalhassem mais rápido em condições em que eram constantemente interrompidas (do jeito que você é interrompido quando faz várias tarefas ao mesmo tempo), na verdade, elas produziam menos.

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E a real consequência disso?

Elas sentiram níveis significativamente mais altos de frustração e estresse.

E isso faz a diferença.

Quando você sente estresse, veja o que acontece no seu cérebro: sua amígdala envia um sinal de estresse para o hipotálamo, que reage ao permitir que suas glândulas supra-renais saibam que você está sob forte pressão.

Então, suas glândulas supra-renais respondem liberando – você adivinhou – adrenalina em sua corrente sanguínea.

Acabamos de aprender no tópico anterior que muita adrenalina leva a uma excitação muito forte, o que torna muito mais difícil para você se concentrar e ter um bom desempenho. Isso, certamente, gera problemas de concentração no trabalho.

Bom, o que você pode fazer?

Por mais estressante que seja a multitarefa, é um hábito arraigado para muitos de nós.

Isso porque nossos cérebros são bastante adaptáveis, o que significa que literalmente “treinamos nossos cérebros para ficarem fora de foco”, como explica David Rock, co-fundador do Neuroleadership Institute, em um artigo para a Entrepreneur (em inglês).

Parece fácil dizer para si que só vai se concentrar em uma coisa de cada vez. Mas, se você já tentou fazer isso, sabe como pode ser desafiador.

Aqui vão algumas dicas de concentração e de como evitar o estresse no trabalho:

Comece controlando tudo o que puder para criar um ambiente propício para um trabalho totalmente focado. Coloque seu telefone em outra sala. Feche essa aba de e-mail no seu navegador. Coloque fones de ouvido para que você não ouça o burburinho do escritório.

Em seguida, faça uma lista das três prioridades do dia. Essa pequena lista vai lhe gerar foco no que são as grandes prioridades do dia e, com sorte, vai evitar que você se distraia com os detalhes.

Por fim, tente dividir seu dia em pedaços menores. Você pode usar algo como a Técnica Pomodoro ou até mesmo o sistema cientificamente comprovado (em inglês) de 52 minutos de trabalho, seguido por uma pausa de 17 minutos.

Usar esses “pedaços de tempo” proporciona um senso de urgência maior, porque você só tem um curto período de trabalho para fazer o máximo – ao contrário do seu dia inteiro se estendendo indefinidamente na sua frente.

Além disso, as breves pausas lhe darão a chance de respirar e reorientar suas tarefas, quando necessário.


Com informações de Trello.