Despesa, custo ou investimento: como diferenciar

Despesas, custos e investimentos costumam ser tarefas difíceis para quem está passando por uma crise. Por isso, é extremamente importante saber e entender quais as diferenças entre eles. Com isso, você pode analisar melhor quais itens devem ser mantidos, cortados ou merecem um cuidado maior. Confira as principais diferenças entre despesas, custos e investimos!

Para iniciarmos você precisa entender que os gastos podem ser divididos em despesas, custos ou investimentos. 

O que são despesas?

As Despesas são gastos que não visam o retorno financeiro, porém são necessárias para sua empresa obter receita no final do mês.

Alguns exemplos de despesa: contas de água, energia elétrica, telefone, folha de pagamento dos colaboradores, etc,. Elas podem ser consideradas fixas ou variáveis:

  • Despesas fixas são aquelas que não mudam, mesmo que o faturamento da empresa varie. São despesas fixas como aluguel, telefone e segurança. Mesmo que não haja receita, elas deverão ser quitadas.
  • Despesas variáveis são aquelas que variam de acordo com o faturamento da empresa. Não estão no orçamento, já que são instáveis. Estão diretamente ligadas ao custo do produto. Seja de produção ou apenas de compra. Seriam despesas como os impostos sobre as vendas, comissões, por exemplo.

O que são custos?

O custo é tudo aquilo que é utilizado para produzir ou fabricar. Além de tudo que está agregado neste procedimento. Custo são: a matéria-prima, a energia que é utilizada na produção, salários da mão de obra, etc,.

Os custos podem ser considerados diretos ou indiretos:

  • Custo direto é aquele que vemos ser utilizado na fabricação dos produtos, como a matéria-prima.
  • Custo indireto é aquele que não podemos ver no produto final mas sabemos que foi utilizado na fabricação, como a energia elétrica por exemplo. 

O que são investimentos?

O investimento é um gasto, porém é como uma aplicação de recursos.

O investimento significa a aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou quando os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

Para diferenciar o investimento das despesa, é interessante responder para si mesmo a pergunta: “esse gasto irá gerar valor para a empresa?”. Se a resposta for sim, é um investimento.