Abril verde: a segurança no trabalho vem em primeiro lugar

Destinado ao “Abril Verde”, o mês de abril se tornou uma data especial para a segurança do trabalho no calendário nacional.

Esta escolha, a seleção do mês de abril, se deu devido a uma referência ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de Abril, onde no ano de 1969, uma explosão em uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, nos Estados Unidos, acabou com 78 trabalhadores mortos, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.

Mas por que a cor verde? Bem, a escolha está ligada aos cursos da área da saúde, e por isso o símbolo da campanha Abril Verde é o laço verde.

Saiba mais sobre SIPAT

Criado como um movimento de iniciativa da população, o Abril Verde conta com a participação voluntária e espontânea de pessoas que desejam apontar a necessidade para a implantação de uma nova cultura, com foco em criar meios de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocorridas em função das horas trabalhadas.

Por isso, o objetivo do Abril Verde é garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros.

Assim, são criadas atividades que têm a função de estimular e orientar sobre a criação de diversos procedimentos de segurança aos trabalhadores, seja por meio de palestras e dinâmicas de grupo que vão proporcionar orientação adequada aos funcionários, mostrando a importância da segurança dentro do local de trabalho.

***

Fonte: Grupo Saúde e Vida